Como incluir doces na dieta sem sabotá-la


                                  

Faça dos rótulos alimentícios o seu guia

Nada de se deixar levar apenas pelo valor calórico ao selecionar sua delícia preferida nas prateleiras do supermercado. Na hora de avaliar o rótulo das sobremesas em versão light, você precisa estar atento a todas as características nutricionais.
A quantidade de calorias é consequência da composição dos macronutrientes (carboidratos, gorduras e proteínas). Mas, dentro disso, é importante avaliar a presença de açúcares, nomeados como sacarose, e gorduras saturadas, maléficas para o organismo. Compare os rótulos dos produtos convencionais com os da versão light. Com os dois lado a lado, dá para ter uma idéia melhor de que a troca realmente vale à pena. Uma sobremesa que apresenta redução de açúcar, mas, em contrapartida, sofre um aumento de gordura, é classificada como light. Nesse caso, a quantidade de calorias pode não sofrer modificação significativa, nem compensando para quem está de dieta.

Diminua as calorias das sobremesas caseiras

A troca de ingredientes que participam de grande parte das receitas doces é o segredo para reduzir as calorias da sobremesa. Substitua as versões integrais pelas desnatadas, principalmente de alimentos como leite, iogurte, creme de leite e leite condensado. Trocar o açúcar pelo adoçante também é vantajoso para quem quer preparar uma sobremesa que não transborde calorias. As frutas podem entrar em cena com papel de destaque em diversos doces caseiros. Além de fornecerem poucas calorias, elas oferecem muitos nutrientes. Como sugestões, mousses de frutas, pudins e flans. Quanto menos ingredientes forem adicionados à preparação, menos calórica ela será. Fuja dos bolos e de receitas mais complexas.

Delicie-se com moderação

Um erro comum dos fãs de produtos light é acreditar que, por conterem menos calorias, é possível desfrutar de porções maiores do que as versões tradicionais. Alimentos light não são sinônimos de comida à vontade. Se a sobremesa for industrializada, verifique no rótulo a quantidade referente à informação nutricional e respeite o tamanho da porção para não extrapolar nas calorias.
Quando a intenção é diminuir o valor calórico total da alimentação, os alimentos light também devem ser consumidos controladamente.
Uma receitinha(a da foto)

Ingredientes

  • 1 embalagem de Gelatina Light – sabor morango;
  • iogurte natural light;
  • 2 xícaras (chá) de morango picados (300g);
  • 10 gotas de adoçante.

Modo de preparo

Dissolva a gelatina em uma xícara (chá) de água fervente.
Deixe esfrirar
Bata no liquidificador o iogurte, os morangos, a gelatina e o adoçante
Despeje em taças.
Leve à geladeira até endurecer.
Sirva gelado.

4 comentários:

  1. Hummm que delícia essa receita!!!
    Já quero fazer!!!
    Amei seu comentário lá no blog!
    Fiquei muito feliz em saber que vc gosta de História!
    Já estou seguindo de volta!
    Beijosss

    www.bonecadebatom.blogspot.com.br

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  2. Dizem que se pode comer de tudo em uma dieta, basta que se coma com moderação. Talvez seja verdade.

    Beijos

    O mundo sob o meu olhar

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  3. Vou comentar porque aprecio o seu blog, mas normalmente quando vejo a palavra "Dieta" eu saio correndo de perto! hahahahah
    Bjoos

    http://www.annemartins.com.br/

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  4. É difícil seguir regras, eles são irresistíveis. Seguindo.♥

    PiinkCookie.blogspot.com

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