#Especial Decoração: Paredes Estilosas gastando pouco



Hoje em dia, as opções decorativas para renovar o visual da casa estão cada vez mais variadas, tendo alternativas para todos os gostos e bolsos. Se você quer mudar a cara do seu cantinho, mas está com a grana curta, investir na aparência das paredes é uma boa pedida, pois existem diversas formas de fazer isso, gastando pouco.
Além da pintura com tinta comum, que é uma opção mais barata — caso encontre uma mão de obra acessível ou se você mesma assumir a função de pintar —, o mercado oferece outras maneiras para dar vida nova à decoração da sua casa de um jeito econômico, sem perder a sofisticação e o estilo.
Adesivos decorativos
De acordo com as designers de interiores Fabiana Visacro e Laura Santos, da VS Design, as paredes podem ganhar um charme especial com adesivos ou plotagens, que são encontradas tão facilmente nas lojas de decoração e até na internet por um valor bem acessível. Segundo elas, os adesivos de parede têm evoluído muito, sendo fáceis de aplicar e também de remover sem que isso prejudique a pintura das paredes.
                    
Hoje, os adesivos são feitos de materiais de qualidade superior como o vinil, fazendo com que eles sejam resistentes a manchas, além de bonitos, práticos e, o que é melhor, econômicos. Dessa forma, você pode variar a decoração da casa mais vezes sem que isso pese no orçamento.
As opções estão disponíveis em uma ampla variedade de padrões, cores, formas e desenhos, possibilitando grande versatilidade para decorar as paredes, sejam elas da sala, quarto, hall de entrada, cozinha e até banheiro.
Entre os padrões mais procurados estão os desenhos florais e de plantas, geométricos e arquitetônicos. Além disso, os adesivos também podem vir em blocos maiores que formam imagens mais cheias ou até fotografias.
Para as paredes das salas, os arabescos com florais são alguns dos campeões de preferência e fazem uma diferença incrível na decoração. Adesivos com desenhos de galhos, árvores e flores também ficam ótimos nesse cômodo. Basta pesquisar algumas ideias e soltar a imaginação para deixar a sua casa ainda mais bonita.
             



Nos quartos, um espaço que fica superbonito com o toque do adesivo é a parte da cabeceira acima da cama. Existem opções belíssimas do produto, que deixam o local com um visual sofisticado.
Já para um quarto de menino, por exemplo, você pode selecionar estampas de animais, personagens de desenhos animados ou imagens de esporte. Para as meninas, flores, bailarinas, borboletas, fadas e princesas. Para a área da cozinha ou sala de jantar, você pode escolher adesivos de parede com desenhos de louças, frutas e legumes, árvores, flores, xícaras, talheres e até mensagens específicas.
Opções não faltam nas lojas e você pode se surpreender com tanta variedade. Com certeza, vendo o resultado em uma parede de sua casa, você vai ter vontade de decorar outros cômodos. Só tome cuidado para não pesar a mão. Por isso, escolha sempre uma parede por ambiente para decorar.
As vantagens decorativas são ótimas, sem contar que o valor também vale a pena, pois um adesivo para decorar uma parede da sala ou uma cabeceira pode custar menos de 30 reais. É possível encontrar produtos ainda mais baratos, que custam a partir de 10 reais. Tudo vai depender do tamanho e das formas. Além de tantas opções, algumas lojas também oferecem a oportunidade de criar seus próprios adesivos personalizados.
Os adesivos podem ser colados em paredes comuns, em azulejos, superfície de madeira e vidro. Para aplicar é simples, confira abaixo:
  • Escolha uma superfície plana e lisa;
  • Limpe bem o local. Se usar pano úmido ou se a parede estiver recém-pintada, espere secar bem;
  • Fixe o desenho sobre a superfície desejada com fita crepe para não sair do lugar marcado;
  • Remova aos poucos e com cuidado o liner (papel branco), de forma que o adesivo não fique grudado nele, e sim na parte transparente;
  • Passe a espátula sobre a parte transparente (máscara de transferência) do centro para as bordas, removendo as rugas ou bolhas que possam aparecer;
  • Depois de fixar o produto, comece puxar a parte transparente para baixo;
  • Finalize, retirando a borda e verifique se ficou alguma bolha. Caso ainda exista, é só passar a espátula novamente.
Papel de parede e revestimentos
Outro recurso interessante indicado pelas designers de interiores Fabiana Visacro e Laura Santos é o papel de parede, que aparece com roupagens variadas e estilos diferentes para transformar os ambientes.
“Se bem combinados, eles conferem personalidade aos espaços, ampliam e trazem aconchego. Padrões geométricos, estampas clássicas e texturas naturais que seriam apenas coadjuvantes, muitas vezes se transformam no ponto alto da decoração”, afirmam as profissionais.
Além das opções tradicionais, existem outras novidades disponíveis no mercado, como indicam as designers: “Existem modelos com espuma injetada, dando um relevo incrível ao papel de parede. Já o papel de parede em fibras naturais é um modelo que pode ser usado como revestimento de parede ou mesmo forro para teto, no caso de ambiente que não tenha umidade, e é muito prático quanto à colocação e limpeza, bastando um espanador ou aspirador de pó para manter o revestimento novinho”, explicam.
Quem acha que o papel de parede lembra casa antiga e fora de moda, saiba que este artifício de decoração está super em alta novamente nas tendências, sendo uma das práticas preferidas de arquitetos e decoradores para sofisticar os ambientes. Tanto que atualmente existem diversos tipos de papel e revestimentos de parede como os laváveis (ou vinílicos), texturizados, lisos, os que imitam outros materiais (como madeira e cobre escovado) e com infinitos estilos de estampas.
Segundo a decoradora Fabiana Visacro, o que pode encarecer o uso do papel de parede é o serviço de colocação. No entanto, o material é fácil de aplicar, podendo ser colocado por você mesmo ou com a ajuda de alguém (como o namorado, maridão, amiga etc.). Afinal, decorar a casa e deixar o cantinho mais bonito pode ser uma atividade supergostosa de fazer, não é verdade?
                                
Os papéis de parede podem ser encontrados no mercado hoje geralmente em rolos de 10m², custando a partir de 60 reais. Opções mais sofisticadas e com materiais de alto padrão podem chegar a custos mais altos, podendo passar dos 500 reais o rolo de 10m². Porém, é bastante fácil conseguir um ambiente bonito, moderno e até mais luxuoso com opções acessíveis. Basta ter bom gosto e criatividade.
Outras opções diferentes para as paredes
Tinta lousa
Um toque divertido e moderno pode ser aplicado em sua casa com a tinta de parede que permite escrever com giz! A tendência deixou de ser uma indicação somente para quartos infantis, passando também a fazer parte de salas, cozinhas e paredes de áreas de circulação.
                     
Essa forma de decorar as paredes é indicada principalmente para quem gosta de mudar a cara de sua casa constantemente. Assim, com giz colorido e criatividade, é só colocar na parede o que você desejar. A tinta lousa é bastante usada em paredes de cozinhas e copas, sendo uma ótima forma de manter o humor do ambiente com cardápios do dia, recados, desenhos e brincadeiras entre a família.
O melhor de tudo é que a tinta é acessível e fácil de aplicar, podendo ser usado tanto em paredes comuns quanto em superfícies de madeira e metal. O indicado é aguardar o produto secar bem, de acordo com o tempo apresentado na embalagem, para começar a desenhar e escrever. Entre as opções encontradas no mercado, estão o Esmalte Sintético Coralit Fosco (Preto ou Verde Escolar), que tem o preço médio de 15,50 por uma lata de 900 ml.
Se a pintura da tinta lousa for aplicada em superfície de madeira ou mdf, é importante usar um fundo branco fosco antes ou, se necessário, nivelar o local com massa para madeira.
Tinta magnética
Que tal transformar a parede em um grande mural que você possa fixar fotos, postais, recados e decorações? Isso já é possível com tintas magnéticas, que são formuladas com materiais que permitem a fixação de ímãs na parede.
                         

Esse tipo de tinta é ideal para áreas de parede pequenas ou inteiras, sendo uma ótima pedida para quartos infantis e de adolescentes. Essa forma também é bastante usada em paredes de cozinhas e escritório. Entre as opções encontradas no mercado estão a Tinta Suvinil Efeito Magnético, que custa, em média, 45 reais por uma lata de 900 ml.

Tintas laváveis e texturizadas
Além das opções vistas acima, o mercado está repleto de alternativas acessíveis para você mudar a carinha da sua casa. Algumas outras recomendadas são as tintas laváveis, que são ótimas para quartos infantis, pois permitem que as crianças pintem com tinta escolar e rabisquem com canetinhas, podendo ser lavadas com facilidade. Uma sugestão é o produto Coral Superlavável Antimanchas.
Outras opções são tintas de efeito decorativo que oferecem acabamentos que imitam materiais, como a madeira, linho, camurça, concreto, aço escovado, mármore, palha e outras texturas, que são facilmente encontradas nas lojas.
* * *
Aproveite as dicas e decore as suas paredes com opções econômicas! Confira abaixo algumas sugestões de lojas online de adesivos de parede:
Bem Colarbemcolar.com
Parede Modernaparedemoderna.com.br
Dona Cerejadonacereja.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Anônimos não são bem vindos, deixe seu e-mail para eu poder responder.
Pedidos de afiliação, vá na página Parceria/Afiliação e comente lá, pedidos de outras formas serão ignorados.