O aniversário do gênio Bram Stoker!!!



Depois da meia-noite me bateu vontadezinha de ver Os Simpsons e lá fui eu ao Tio Google buscar um site/blog que despusesse o conteúdo para assistir e eis que vejo o doodle vampiresco em homenagem aos 165 anos de Bram Stoker:
           
  Não sabe quem foi Bram Stoker? Então se liga:

Abraham "Bram" Stoker (Dublin8 de Novembro de 1847 — Londres20 de Abril de 1912) foi um escritor irlandês bastante conhecido por ter sido o autor de Drácula, a principal obra no desenvolvimento do mito literário moderno do vampiro. Sempre estudando em Dublin, escreveu seu primeiro ensaio aos 16 anos e, em 1875 recebeu seu mestrado. Conseguiu se tornar crítico de teatro, sem remuneração, no jornal Dublin Eventing Mail. Em 1878 Stoker casou-se com Florence Balcombe, cujo ex-pretendente foi Oscar Wilde(outro #foda). Com a mulher, mudou-se para Londres, onde passou a trabalhar na companhia teatral Irving Lyceum, assumindo várias funções e permanecendo nela por 27 anos. Em 31 de Dezembro de 1879 nasceu seu único filho, Irving Noel Thornley Stoker. Trabalhando para o ator Henry Irving, Stoker viajou por vários países, apesar de nunca ter visitado a Europa Oriental, cenário de seu famosos romance. Enquanto esteve no Lyceum Theatre de Londres, começou a escrever romances e fez parte da equipe literária do jornal londrino Daily Telegraph, para o qual escreveu ficção e outros gêneros. Antes de escrever DraculaStoker passou vários anos pesquisando folclore europeu e as histórias mitológicas dos vampiros. Depois de sofrer uma série de derrames cerebrais, Stoker faleceu em Londres em 1912. Alguns biógrafos atribuem a um processo desencadeado por uma sífilis terciária como causa de sua morte. As suas cinzas (foi cremado) estão numa urna no Crematório de Golders GreenGolders Green, em LondresInglaterra.
Wikipedia
            Bram Stoker mostrou talento para a literatura desde a adolescência. Com apenas 16 anos, ele escreveu seu primeiro ensaio. Em 1870 o escritor se formou no curso de Matemática e cinco anos mais tarde recebeu seu mestrado. No ano de 1878 Bram Stoker casou-se com Florence Balcombe e se mudou para Londres, onde trabalhou por 27 anos na Companhia Teatral Irving Lyceum.Um ano após se casar, Bram Stoker teve seu primeiro filho, Irving Noel Thornley Stoker.
Durante o período que permaneceu na Companhia Teatral, Bram Stoker começou a escrever romances. Pouco antes de escrever seu famoso livro “Drácula”, o escritor passou vários anos pesquisando sobre o folclore europeu  e sobre histórias mitológicas de vampiros.O romance Drácula foi publicado no dia 26 de maio de 1897.
Após sofrer vários derrames cerebrais, Bram Stoker acabou falecendo em Londres, aos 64 anos. Após o falecimento, o escritor foi cremado e suas cinzas estão em uma urna no Crematório Golders Green, em Londres.
No ano de 1992 foi lançado o filme Drácula de Bram Stoker. O longa foi estrelado por Gary Oldman, Winona Ryder, Keanu Reeves e Anthony Hopkins. No ano de 1993 o filme conquistou 3 Oscars (de Melhor Efeito Sonoro, Melhor Figurino e Melhor Maquiagem).
Agência Notícias
Confira no vídeo abaixo um documentário sobre Drácula:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Anônimos não são bem vindos, deixe seu e-mail para eu poder responder.
Pedidos de afiliação, vá na página Parceria/Afiliação e comente lá, pedidos de outras formas serão ignorados.