Os profissionais para quem quer emagrecer


Retirado de Yahoo.com.br

Quando alguém está doente, vai ao médico. Quando tem problemas na vida pessoal, ao psicólogo. No entanto, quando quer emagrecer, costuma montar o próprio cardápio de dieta em casa e começar a academia por conta própria. Muitas vezes, isso é o suficiente para alcançar o resultado desejado, mas é preciso lembrar que alterações na alimentação e nas atividades físicas causam mais efeitos no corpo do que apenas eliminar as gordurinhas a mais. Por isso, para emagrecer de forma saudável, existem três tipos de profissionais que é indicado consultar antes de começar a dieta: nutricionista, endocrinologista e nutrólogo. 

Antes de aderir a qualquer dieta milagrosa que garanta emagrecimento imediato, é melhor buscar a ajuda de um endocrinologista para verificar se existe alguma alteração hormonal, consultar um nutrólogo em busca de orientação para manter uma alimentação equilibrada, além de ter um controle dos distúrbios metabólicos, e investir no cardápio feito por um nutricionista. 

De acordo com o Dr. André Veinert, nutrólogo da Clínica HealthMe Gerenciamento de Perda de Peso,  o nutricionista, o endocrinologista e o nutrólogo têm conhecimento sobre a propriedade de cada alimento. Porém, a estratégia que cada profissional usa para emagrecer é diferente.

Aposta certa
Apesar de algumas semelhanças na atuação desses profissionais, as funções são bem distintas. André Veinert esclarece algumas dúvidas e explica como cada um deles contribui para o emagrecimento.

“O processo de emagrecimento deve ser enfrentado com determinação. É preciso ter cautela antes de incluir qualquer produto com propriedades que ajudem a perder peso ou medidas na alimentação. Para uma dieta atender às suas necessidades e expectativas, o paciente deve consultar um profissional qualificado para orientar qual é a melhor maneira de proceder com uma dieta” destaca o nutrólogo.

Como atua um nutrólogo?
É a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças relacionadas à alimentação. 

“O nutrólogo é capaz de avaliar possíveis carências nutricionais no organismo, prescrever medicamentos e dar orientações sobre uma alimentação mais equilibrada”, ressalta o médico André Veinert. 

Além disso, esse profissional trabalha com a reeducação alimentar de acordo com o metabolismo de cada pessoa, buscando o crescimento e o desenvolvimento saudável através de hábitos alimentares mais corretos. 

Procure um nutrólogo quando você precisar tratar:
Obesidade e transtornos alimentares como anorexia e bulimia. Nutrição esportiva em atletas, nutrição preventiva, dicas de alimentação na terceira idade.  Avaliação, acompanhamento e tratamento nutricional em patologias como câncer, cardiopatia, hipertensão, hipercolesterolemia, diabetes, osteoporose, pré e pós-operatórios de cirurgia bariátrica, má absorção, alcoolismo, desnutrição, entre outras, além de acompanhamento de pacientes que necessitem de nutrição parenteral e enteral.

Como atua um nutricionista?
A diferença de um nutrólogo para um nutricionista é a formação acadêmica. O nutricionista é um profissional formado em nutrição e sua função é criar cardápios balanceados para o metabolismo de cada paciente, com o objetivo de emagrecimento ou aumento de peso. A maioria de suas dietas é estabelecida a partir do histórico do paciente, hábitos alimentares e estilo de vida.

“O nutricionista não tem autorização para receitar remédios e internações. Somente o nutrólogo pode indicar o uso de medicamentos para o paciente”, esclarece André Veinert. 

Procure um nutricionista quando você precisar optar por uma:
Chamado como alimentação coletiva, o campo de atuação desse profissional pode abranger restaurantes, serviços de alimentação em hotelaria e buffet e somente o nutricionista pode montar cardápios para esses setores. Já o ramo de saúde coletiva promove alimentação e nutrição em programas institucionais e políticas de atenção básica e vigilância sanitária.

Nutrição em esportes é o trabalho através do qual o médico desenvolve uma alimentação especializada para atletas de clubes esportivos. 

Na docência, o nutricionista atua na promoção do ensino, pesquisas e até mesmo coordenação na área de nutrição.

Como atua um endocrinologista?
O endocrinologista identifica os problemas que interferem na perda de peso e estuda doenças hormonais, como hiper ou hipotireoidismo, obesidade, diabetes ou hipercolestrolemia. Esse profissional cuida de todos os distúrbios e alterações hormonais. Ele é habilitado para indicar medicamentos redutores de apetites ou reguladores. O endocrinologista e o nutrólogo podem prescrever medicamentos e dar orientações sobre como manter uma alimentação equilibrada.

Procure um endocrinologista quando você precisar tratar: 
Obesidade, tireoide, andropausa, excesso de pelos e problemas com reposição hormonal ou menopausa. Além de outras doenças como hipófise, problemas no crescimento infantil, glândulas supra-renais e distúrbios da puberdade também devem ser tratados com um endocrinologista.  

Como esses profissionais podem ajudar no emagrecimento?
O nutricionista irá auxiliar na construção de um cardápio ou de uma dieta. Ele vai ser responsável pela sua reeducação alimentar. Já o nutrólogo irá ajudar no processo do emagrecimento saudável e na manutenção dos bons resultados alcançados.  “O nutrólogo precisa conhecer os hábitos alimentares do paciente para poder diagnosticar possíveis erros e então corrigi-los, buscando a saúde e o bem-estar da pessoa. Em alguns casos pode ser até necessário o uso de medicamentos ou intervenções cirúrgicas”, orienta o nutrólogo Dr. André Veinert.

O endocrinologista irá analisar a possibilidade de deficiências hormonais que podem impedir a perda do peso excessivo.

Para alcançar os objetivos de sua dieta, agora, é preciso apenas definir qual tipo de profissional se encaixa melhor nas suas necessidades e entrar em um programa de emagrecimento que não prejudique a saúde do seu corpo e ainda ajuda a alcançar a boa-firma dos sonhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Anônimos não são bem vindos, deixe seu e-mail para eu poder responder.
Pedidos de afiliação, vá na página Parceria/Afiliação e comente lá, pedidos de outras formas serão ignorados.